Umbanda sagrada
A umbanda é a principal manifestação religiosa presente em nossa casa. A casa é dirigida por um casal que formou-se junto ao mestre Rubens Saraceni. Temos como base um ritual simples, organizado e sem mistérios ou ocultismo. Temos sim o nosso Deus, chamado de Olorum, e cultuamos nossos sagrados Orixás. Nossas giras de atendimento são quase todas aos sábados às 16h, e seguem um padrão quinzenal, aproximadamente. Acreditamos que toda religião só pode e deve praticar o bem, portanto em nossa casa não fazemos amarração, não prejudicamos ninguém, não fazemos sacrifícios de animais.
As giras contemplam uma diversidade de linhas:
Gira de Caboclos - São espíritos que representam a força daqueles que estão na vida caçando, vivendo e sobrevivendo, são curadores, são amantes da natureza e tem no pai Oxóssi seu principal regente. Sempre com ótimos conselhos e orientações sobre os caminhos da vida.
Gira de Pretos Velhos - São espíritos de grande sabedoria, representam o ancião, aquele sábio com quem podemos abrir o coração, estão sempre prontos para nos pegar no colo como os avós. Sempre com muito amor e um jeito calmo vão nos acolhendo e ajudando. São quebradores de demanda e muitas vezes tem umas receitas, que carinhosamente chamamos de mandingas. Tem como principal regente pai Obaluaiê.
Gira dos Erês - São espíritos que na sua maioria nunca encarnaram, vêm do reino que chamamos de encantados. Representam na Umbanda a alegria e inocência. Encantam com sua forma espontânea de simplificar o que consideramos complicado, e resgatam o gosto e alegria por viver. São regidos por pai Oxumaré e mãe Oxum.
Gira dos Baianos - Trazem a força e alegria da cultura nordestina. Trazem consigo a irreverência no trato das dificuldades, e têm uma forma muito direta e alegre de abordar seus consulentes. São quebradores de demanda e são regidos principalmente por mãe Iansã.
Gira de Esquerda - Esta linha de trabalho é formada por Exu, Pombagira e Exu Mirim. Exus também são chamados de guardiões, e têm múltiplas funções na criação. É a linha que está mais próxima da vibração do padrão humano. Eles são muito hábeis em quebrar demandas e se precisar descem em regiões umbralinas para nos ajudar. Ele é o regente do vigor e pode ajudar muitos a encontrar a força e o vigor perdidos. Podem ajudar também em questões que estão ligadas ao plano físico. As Pombagiras são a representação da força feminina, regem sobre o desejos, em todos os sentidos, e também são regentes da alegria, entre outros. Exus mirins regem sobre as intenções e são famosos por serem descomplicadores de muitas situações. As três linhas são regidas por Orixás de mesmo nome das linhas
Gira de Ciganos - Regidos principalmente por nossa mãe Egunitá (Oroiná). Representam o povo do oriente, com suas tradições e conhecimentos milenares. São espíritos livres, festivos e com grande capacidade de atrair a prosperidade. Gostam muito de cantar e bailar. Suas giras em geral são as mais coloridas e charmosas.
Gira de Boiadeiro - São espíritos que representam a força de que está sempre no caminho conduzindo outros espíritos. São famosos por sua capacidade de descarregar o campo áurico das pessoas. Têm sempre bons conselhos de como resolver nossas dificuldades cotidianas e colocar no tempo o que só o tempo pode resolver. São regidos principalmente por nossa mãe Logunã (Oya Tempo).
Gira de Marinheiro - São espíritos regidos principalmente por mãe Iemanjá. Em geral são cambaleantes pois sua estabilidade está no mar e não em terra firme. São sempre muito alegres e conversadores, gostam de abordar as questões de forma direta e são famosos por ser capazes de limpezas energéticas muito profundas com a força do mar.