top of page

Como se tornar um trabalhador no TEU Caminhos de Aruanda

 

Temos três vertentes de trabalho: o benzimento, a apometria e a Umbanda. Em cada uma delas as necessidades são diferentes, acompanhe abaixo:

 

Para trabalhar no benzimento o interessado(a) deve fazer nosso curso presencial ou online. O curso dura apenas um mês. Depois o interessado(a) em benzer poderá passar por um estágio de dois meses no trabalho de benzimento. Após isto passará por uma entrevista com os dirigentes da casa ou do trabalho e poderá ou não se tornar membro definitivo da equipe de benzimento.

A apometria tem técnicas fantásticas de aplicação de ferramentas na ajuda ao próximo, e ainda é um trabalho novo em nosso país. Neste caso para entrar no grupo de trabalhadores o interessado (a) deve passar pelo nosso curso, que é teórico e prático e permite vivenciar toda nossa realidade de trabalho. O curso dura três meses e permite um estágio de mais dois ou três meses ao final junto ao grupo de trabalho. Se depois deste período de estágio o interessado(a) se adaptar com as energias e normas da casa, ele poderá vir a integrar o grupo de trabalhadores definitivos da apometria.

No caso da Umbanda o processo para entrada na casa é o mais lento. E tem uma razão, o trabalho é muito coletivo, e este coletivo tem que estar bem preparado para que os atendimentos aconteçam de acordo. Temos para Umbanda o curso de Teologia e Desenvolvimento mediúnico na Umbanda - módulo 1 e módulo 2. No primeiro são apresentados os fundamentos da religião segundo os fundamentos de Rubens Saraceni e diversas práticas e oferendas, incluindo giras de desenvolvimento. Se quiser saber mais deste curso clique aqui. Ele é voltado para todos que querem conhecer a religião. Com este primeiro módulo a pessoa já tem condições de conhecer a estrutura de um terreiro e trabalhar como cambone na Umbanda. Se esse for do interesse, a pessoa deve se manifestar para os dirigentes do TEU e para os guias chefes da casa, se estes aprovarem a entrada, a pessoa pode iniciar no processo como aspirante. Passará por um estágio em trabalhos internos por 6 meses, depois deste processo passará por entrevista com os dirigentes para oficializar a entrada ou não no grupo.

 

Para aqueles que tem a mediunidade de incorporação ou querem aprofundar na prática umbandista temos o módulo 2, com muito mais práticas e trabalhos na natureza. Neste módulo o aluno é aproximado de seus guias e passa por muitas giras de desenvolvimento, deixando-o mais próximo de trabalhar em uma corrente mediúnica. Se ainda não for trabalhador na casa deverá passar pelo mesmo processo de admissão descrito anteriormente.

Alguns médiuns já trabalharam anos em outras casas, acreditam assim que poderiam pular etapas ou começar na casa imediatamente, dentro da corrente e dando consultas. Respeitamos seus desejos, mas não é este nosso procedimento. Não colocamos desconhecidos para "dentro de casa". Para aqueles que já conhecem bem os fundamentos da Umbanda Sagrada é até possível adentrar já no módulo dois do curso. Mas passar por pelo menos um dos cursos ajuda a alinhar o pensamento e as energias com os usados nesta casa, dá também a oportunidade dos dirigentes e aspirantes em se conhecer melhor antes de criar um compromisso mais profundo.

Cada casa religiosa tem sua forma de trabalhar. No TEU prezamos pela qualidade do trabalho e não no número de trabalhadores. Queremos formar equipes dispostas a crescer, trabalhar, ajudar e ensinar a todos que nos procuram. Para quem tem muita pressa em entrar em um terreiro, incorporar e dar consultas, talvez aqui no TEU não seja uma boa experiência. Aqui os processos levam tempo. Formamos com o tempo uma grande família e prezamos pela sua união e respeito. Se concorda com estas características, seja bem vinda(o) nesta jornada de crescimento e evolução.

bottom of page